terça-feira, 2 de agosto de 2011

DEUS

Certo dia, uma aluna minha me fez uma pergunta um tanto intrigante. Conversávamos distraidamente quando ela me interrompeu e disse: "posso te fazer uma pergunta?", meio que temerosa com a resposta que eu daria em seguida. Consenti. Daí ela solta: "é verdade que você é ateu?". No início achei estranho o indagamento, mas refleti posteriormente e entendi o teor real da pergunta que me foi feita. Disse-lhe que sim, era ateu (ou pelo menos, quase isso). Depois me lembrei das vezes que discuti religião em sala de aula, onde havia muitos evangélicos e religiosos de modo geral. No meu discurso, dava a entender que era contrário à maioria dos meus alunos, no tocante ao conceito de Deus. Daí o fato de ela vir a me perguntar se era ateu. Interessante é perceber na cara das pessoas o espanto, a surpresa, algumas vezes o desdém por saber que alguém não compartilha com a maioria dos desígnios do todo-poderoso. Parece que ser ateu hoje em dia, e talvez desde que o Cristianismo fincou pé nos rincões adentro, é digno do maior pecado. Por não comungar com os preceitos cristãos, sou visto como diferente, pecador, herege (ainda bem que o tempo da inquisição já é passado). Como diria o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, "Deus está morto", e toda a concepção que deriva do Cristianismo, pois, acredito eu no poder da matéria, naquilo que se vê. Sendo assim, não acredito em tábuas de salvação metafísicas. Muito menos em conceitos advindos de organizações que manobram a massa de fiéis para motivos outros. Estas promulgam e propagam uma fé num ser que nem se sabe de sua existência, aproveitando-se da boa vontade dos seguidores do Cristo. Aliás, este nada mais é do que uma invenção nossa, criada para sanar nossas mais profundas chagas.

Um comentário:

  1. Acreditar em Deus é uma questão de necessidade,as pessoas precisam da imagem de Deus pra continuar viva neste mundo jeito de mazelas,desgraças...Acreditar que existe um ser super mega ultra poderoso é essencial para que as pessoas suportem os inúmeros problemas que circundam nossa exitência,é tão mais fácil viver desse jeito.Acredito que seja por isso que eu professe uma religião.Foi essa a resposta que eu achei pra algumas das minhas indagações sobre quem realmente é Deus.talvez seja por isso que as pessoas aceitem essas convenções ridiculas e sem fundamentos que regem as religiões talvez sejam por isso que vcs ateus sejam considerados "diabólicos" por muitas pessoas.Por isso concordo e discordo do que falastes em
    "...este nada mais é do que uma invenção nossa, criada para sanar nossas mais profundas chagas"
    Deus não pode ser considerado um nada pra esse povo ele (real ou não) é tudo pra esse povo que encontrou dessa forma uma maneira de continuar existindo.

    ResponderExcluir